sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Que comecem as resenhas...

Como esse blog também é sobre livros (no que eu estou deixando a desejar, mas irei me retratar), resolvi começar com as resenhas. E para inaugurar, escolhi uma leitura que fiz esse ano e que de certa forma influenciou na escolha do nome desse lindo blog.

Sempre gostei de ver resenha na internet e teve uma época, que em cada blog que acessava lá estava o mesmo livro, vi tanto que de certa forma enjoei e disse que não leria "nem tão cedo, nem tão breve" (pois é, menti). Resolvi me envolver com essa obra por indicação de uma amiga que falou que iria gostar (obrigada quirida, por destruir minha vida).

O livro é Como Eu Era Antes de Você, da maravilhosa Jojo Moyes, quem não conhecia até então. É uma história que se passa na Inglaterra, onde a protagonista Lou Clark perde o emprego em uma lanchonete na qual trabalha e vê-se perdida, pelo fato de sempre ter feito somente isso da sua vida, estando satisfeita com essa "comodidade " na qual se encontrava.

Lou, mora com seus pais, o avô, a irmã mais nova e o sobrinho, vivendo com uma condição financeira não muito boa e assim, vê-se obrigada a ir atrás de outra fonte de renda para ajudar em casa. Nas suas buscas, ela encontra uma vaga de cuidadora, com um bom salário e mesmo sem experiência na área ela consegue o emprego. Até aí, ok, então a jovem descobre que o seu "paciente" na verdade bem impaciente, é Will Traynor, um ex-advogado de sucesso, com 35 anos e que tinha uma vida completamente aventureira, até sofrer um acidente e ficar tetraplégico (ocorre quando perde-se em maior ou menor grau, os movimento dos braços e das pernas).

Devido a seus problemas, Will, passa a não aceitar a sua condição e a forma como é tratado, afastando-se de todos com quem tinha contato. Quando conhece Lou, passa a abrir-se mais para as pessoas e para a vida.

Essa resenha provavelmente não será uma das melhores, pelo simples motivo de o que eu falar desse livro não chegará aos pés do que ele realmente é. Como Eu Era Antes de Você, não é somente uma história de amor, mas é uma história de crescimento, de descoberta, de chances...de tudo de mais lindo e emocionante que se possa imaginar :'(.

 A mocinha não é uma daquelas chatinhas ou coitadinhas, é uma pessoa forte que já passou por momentos bem complicados, mas que de alguma forma soube superá-los. Já Will, mesmo aparentando ser um pouco grosseiro no início, mostra-se um homem incrível, de bom coração, que ajuda muito Lou a descobrir a si mesma e a seus potenciais. É  LINDO como os dois crescem juntos e nisso descobrem o amor onde parecia impossível, pela mocinha, por já ter um namorado (muito mala sem alça) e pelo nosso protagonista, por não querer dar uma chance a si, devido a sua situação.

Sobre a abelha, a Lou tem uma loucura por elas(os momentos em que aparecem são ótimos), mas eu ficava sem entender muito o por quê disso. E certo dia, minha professora passou um trabalho sobre simbologia, no qual escolheríamos algo para pesquisar o significado, na hora que vi esse ser listradinho, não precisei pensar duas vezes.

A abelha tem muuitos sentidos para diversos povos e religiões, mas teve um que me chamou bastante atenção que foi a dos egípcios, que a vê como símbolo da alma, aquela que segundo eles, purifica pelo fogo e nutre com o mel. E vemos esse significado bem presente na história da protagonista, como já coloquei as fases difíceis pelas quais ela passa, mas sem nunca perder a doçura e nutrindo a vida de Will, com o mais suave néctar que ele poderia pensar em encontrar.

Querendo ou não, depois desse livro, a abelha também passou a ter um grande significado para mim, tanto pelo história que me tocou muito, como por ela mesma e suas várias e incríveis simbologias. É impossível ler essa obra e sair ilesa(o), sobre tudo de algumas coisas específicas que são abordadas, desde questões que estão ao nosso redor e que infelizmente muitas vezes deixamos passar despercebidos, como a acessibilidade precária dos cadeirantes, passando por preconceitos e chegando a alguns temas bem polêmicos, abre-se um leque de debates sobre assuntos fortes e que pouco são debatidas.


Já li milhares de livros e centenas deles já me fizeram sofrer (obrigada Nicholas Sparks!), mas depois desse, dificilmente encontre um outro que mexa comigo da forma que Jojo Moyes conseguiu fazer. Não vá esperando um conto de fadas, mas sim, uma obra real que pode mudar para sempre seus pensamentos.

Impossível não falar (escrever) muito sobre esse livro, peço desculpa novamente se a resenha não tiver de boa qualidade, mas isso se deve ao simples motivo de que ainda não me recuperei dele e nem acho que vá conseguir algum dia. É uma leitura maravilhosa, que no final você vai ficar morrendo de chorar e pedindo para não acabar (sim, eu fiz isso). Nada menos do que 5 abelhas para essa maravilha destruidora de vidas 🐝🐝🐝🐝🐝.



Publicado no Brasil pela Ed. Intrínseca

 
P.S.1: A continuação do livro, com o título de "After You" será lançado no Brasil em 2016.

P.S.2: O filme baseado em "Como Eu Era Antes de Você", chegará aos cinemas no próximo ano, então prepare os lencinhos, porque 2016 promete...muito choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...