quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Top Leituras do Ano de 2017

      Como já é tradição, venho eu pelo terceiro ano seguido com o Top leituras do ano, as anteriores vocês podem ver aqui e aqui também. Para quem não conhece, no fim de cada ano, nesse caso no início😁, faço uma lista dos meus livros favoritos com aqueles que mais chamaram a minha atenção e sobre os quais ainda não comentei aqui no blog. Para o sofrimento geral da nação, esse ano foi o que menos li, para falar a verdade euzinha li MUITO, mas coisas relacionadas ao meu curso e que pode não interessar a maioria de vocês por serem muito técnicas e teóricas, então não estou contando com esses.
Agora, depois das minha desculpas e dramas, vamos ao que interessa:

3º - A Protegida (1º livro da Série The Travis Family), de Lisa Kleypas
Google imagens

Uma escolha pode conduzi-la à felicidade... Ou partir irremediavelmente seu coração.
Liberty Jones é uma garota determinada, mas em sua vida pobre e difícil não há espaço para que ela consiga vislumbrar seus sonhos sendo realizados. Seu único consolo é a amizade e o amor que nutre por Hardy Cates, um jovem que possui ambições grandiosas demais para ficarem enterradas na pequena cidade de Welcome. Apesar da atração irresistível que pulsa entre os dois, tudo o que Hardy não precisa é de alguém para atrapalhar seus planos de sucesso, e ele a abandona no momento mais difícil de sua vida: quando a mãe de Liberty morre tragicamente em um acidente; deixando um bebê para ela criar. Mas a vida traz grandes surpresas e Liberty se vê sob a tutela de um magnata bilionário, que irá oferecer muito mais do que proteção à irmã e a ela, mas também revelará uma forte ligação com o passado obscuro da família de Liberty. O que Liberty não espera é ter de lidar com Gage Travis, o filho mais velho do magnata; o rapaz não aprova a presença dela em sua casa e fará de tudo para afastá-la de sua família... Gage apenas esquece de também mantê-la longe de seu coração.
Às vezes a vida tem um senso de humor cruel, entregando-lhe aquilo que você sempre quis no pior momento possível...


      Primeiro livro da série The Travis Family e minha primeira leitura de do ano passado, sobre o qual já tinha escrito uma postagem, mas ficou tanto tempo no rascunho que acabou não saindo (isso acontece muito comigo, tenho vários posts estagnados), mas agora não pude deixá-lo de lado. 

      Mais dramático que eu só esse livro, que sofredora essa tal de Liberty, perde a mãe, o amigo/carinha que ama, a alegria, basicamente tudo, só não perde a esperança e felizmente encontra  a luz no fim do túnel, porém junto dessa claridade vêm algumas sombras que a acompanharão no desenvolver da história e em meio a tudo isso está Gage que sente algo por ela, mas é impedido por si mesmo por não saber da verdade sobre a vida da jovem e quando finalmente decide entregar seu coração... eles ficam facilmente juntos?? CLARO... que NÃO, porque Hardy (o primeiro amor de Liberty, sim, é aquele que a abandonou) volta dos infernos rico e lindo para reconquistar a mocinha e fazer muito confusão😱.  

      A Protegida é um livro que não dava muito por ele, pensava ser mais um de muitos desse estilo, no entanto me surpreendi muito por ele mostrar uma carga dramática que não esperava. A história têm aqueles personagens que julgamos muito, mas então paramos, pensamos e nos colocamos no lugar dele afinal "será que realmente faríamos diferente?" e esta questão lembra muito algo que eu ouvi sobre um livro não ser ruim, mas é que as vezes não nos conectamos com ele e é por isso que existem casos de lermos ou assistirmos algo e não gostarmos, mas se após alguns anos fizermos isso novamente pode ocorrer o contrário, é tudo questão de vivências, de empatia, temos que nos encontrarmos dentro da história, pois quem faz o livro não é somente o autor, mas principalmente o leitor e eu criei um vínculo com um certo personagem e consequentemente com a história, por conta disso ela entrou na minha lista de favoritos de 2017.


2º - Segredos de uma freira evangélica, de Érica Fontes



       O número dois na verdade vai ser uma releitura, porque acredito que vale a pena ler de novo e esse processo sempre nos traz novas experiências. Há algum tempo assisti uma palestra da professora Érica Fontes (UFPI) falando que tinha escrito um livro e o seu título era Segredos de uma freira evangélica e assim como todos naquele auditório fiquei pensando apenas uma coisa "oi? como é?" e então ela começou a vender a história e fiquei pensando que ela deveria trabalhar naqueles canais de leilão porque ela é muito boa com isso, mas o que mais me conquistou foi perceber o espírito dela, uma verdadeira viajante, pois além de gostar de conhecer países, ela gosta de conhecer pessoas e suas vontades e conseguimos perceber tudo isso no seu livro que traz diversos contos sobre diversas experiências de Malu, uma jornalista que ama viajar e que como é colocado no início do livro, poderia ser eu, você, ou a própria autora, vai saber...

      Tenho certeza que quando ouviram vocês tiveram diversos pensamentos sobre a história, mas digo que ela é completamente diferente dessa primeira impressão que nos dá... na verdade prefiro não falar mais nada, pois esse livro precisa ser sentido, ou melhor, vivido.

      Ah, não posso deixar de comentar a arte simples e maravilhosa que temos e também os "anexos" no qual vemos algumas memórias de viagens da autora que nos faz confundir ficção com realidade, envolvendo-nos ainda mais com o livro. Quem tiver interesse em comprá-lo, não encontrei disponível para venda em nenhum site, mas é só entrar em contato com ela na Universidade ou pelo Facebook, é a primeira pessoa que aparece nas buscas. Só digo que os espíritos livre e o os que gostam de viajar poderão identificar-se seriamente🙋.


     Agora sem mais enrolação, o primeiro lugar vai para... rufem os tambores🥁🥁... THÃNRAAM...


1º - Poemas escolhidos, de Mia Couto

Google Imagens

      Estava olhando algumas coisas no blog e percebi que nunca citei nenhum livro de poema aqui, mesmo gostando muito, mas acho que vocês entendem o quão isso pode ser complicado porque são diversas e variadas "histórias" e sentimentos envolvidos, resenhar prosa é mais simples por ser algo um pouco mais específico o que gera uma certa linearidade, facilitando assim a vida desta pobre blogueira que aqui vos fala. Mas para inaugurar essa linha resolvi trazer ninguém menos que Mia Couto (meu crush) e NÃO, NÃO é uma mulher. Grande e querido escritor moçambicano, António Emílio Leite Couto encanta com tanta magia e amor em suas obras, seja na prosa, poesia, conto ou na sua lista de compra. Sou aficionada por tudo o que ele escreve e desse meio trouxe o livro Poemas escolhidos, no qual estão algumas de suas maravilhas poéticas e fica como dica para quem quer conhecer um pouco da maravilha que é a Literatura Africana da qual pretendo falar mais profundamente, não se preocupem que isso acontecerá daqui para 2020😹, mas vai valer a pena.


P.S.: Anteriormente sempre citava 5 livros, porém pelos motivos já colocados anteriormente em 2017 tivemos apenas o Top 3, mas tentarei conseguir a minha redenção com mais resenhas em 2018, confiemos!

2 comentários:

  1. Amei a resenha. Mais uma vez é como se estivesse conversando contigo, Nessa. Eu sou do grupo que achava que Mia Couto era uma mulher. ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, amiga kkkkkkkk todo mundo acha, também já fiz parte desse grupo.
      E obrigada pelo apoio de sempre <3

      Excluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...